Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas.
Termina nesta quinta-feira (17) o prazo para que estados e municípios façam a adesão à Prova Nacional Docente (PND), mais conhecida como Enem dos Docentes. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de ser usada como critério em concursos públicos e seleções simplificadas para o magistério da educação básica em todo o Brasil.
A prova será aplicada anualmente e terá validade de três anos. Nesta primeira edição, prevista para o último trimestre de 2025, o exame tomará como base o modelo do Enade das Licenciaturas. A aplicação será feita pelo Inep de forma descentralizada em todo o país. A expectativa é alcançar cerca de 250 mil formandos em cursos de licenciatura.
A adesão é feita pelas secretarias de educação por meio do sistema Simec. Após a confirmação, os gestores devem cadastrar os editais de seleção até 25 de junho, informando o uso da nota da PND no processo seletivo. A participação dos candidatos também será voluntária, com inscrições abertas posteriormente.
A Prova Nacional Docente é um dos pilares do programa Mais Professores para o Brasil, lançado no início do ano. A iniciativa também inclui ações como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores e o Portal de Formação.
-
Enem 2025: edital é publicado e inscrições começam em 26 de maio
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. -
Acidente entre carreta e carro deixa duas pessoas mortas em Timon
De acordo com informações da polícia, o acidente aconteceu na tarde dessa sexta-feira (23). -
Receita Federal libera nesta sexta-feira consulta ao maior lote de restituição
De acordo com os dados, mais de 6,3 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões; pagamento será feito em 30 de maio -
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir